Ilha de San Andres

San Andres é uma ilha que pertence a Colômbia, embora o país mais perto dela seja a Nicarágua, a 171 km de distância. Com 26 km2, é a maior ilha do Arquipélago de San Andres e Providencia, estando localizada a 775 km da costa colombiana.


Conhecida principalmente pelo "mar de 7 cores", as principais atrações da ilha estão dentro d'água. 

Quando ir


É quente durante todo ano e está fora da rota dos furacões. Há maior probabilidade de chuva entre agosto e outubro. Assim como em Ilha Providencia, não chove o dia inteiro, apenas algumas pancadas de chuva que não estragam seu dia.

Como chegar


Existem 3 companhia aéreas que voam para lá, desde o Brasil. São elas: Lan ( com conexão em Lima ), Avianca ( com conexão em Bogotá ) e Copa ( com conexão no Panamá ), nossa opção, já que aproveitamos uma única passagem para descobrir alguns destinos caribenhos: San Andres e Ilha Providencia ( na Colômbia ) e San Blas e Bocas del Toro  ( no Panamá ).  

De São Paulo a Cidade do Panamá foram 6 horas de voo, mais 1h30 até San Andres.

Visto


Brasileiros não precisam de visto para entrar no país. Basta apresentar passaporte e pagar a taxa de U$ 25 ( somente em dinheiro ), antes do embarque.

Moeda


O dinheiro oficial da Colômbia é o peso colombiano. Levamos um pouco de dólares para alguma emergência e para pagar a taxa de entrada no país. Para o resto, sacamos da conta corrente. Basta desbloquear seu cartão para saque no exterior. Muito mais econômico do que trocar real por dólar e dólar por peso.

Transporte


Para andar pela ilha, você tem várias opções. Se ficar hospedado no centro, poderá fazer várias atividades a pé. Para conhecer as atrações pela ilha, pode alugar um carro ou carrinho de golf. Nós utilizamos transporte público, bastante lotado, mas muito barato. Como fizemos passeios quase todos os dias, achamos que não compensava alugar carro. 

O que fazer


- conhecer e desfrutar da praia de Spratt Bight, a praia do centro. Além de ser a praia mais disputada da ilha, com suas águas azuis e transparentes, tem a vista para Jonnhy Cay. Aqui é o lugar perfeito para fotos. Há uma boa estrutura com cadeiras e barzinhos nessa praia.


Spratt Bight com vista para Jonnhy Cay


- conhecer e aproveitar a praia de Rocky Cay. Águas calmas, transparentes e com vista para uma ilhazinha. Na maré baixa, dá para ir caminhando até a ilha.





- visitar a praia de San Luis, com águas claras, porém mais isolada, com poucas pessoas e sem estrutura. Só quem tem cadeiras são os hóspedes do Decameron. Leve sua canga e estenda nas areias brancas dessa praia.

- passear pelo centro e fazer compras. Apesar do dólar estar muito caro, há produtos que ainda saem mais em conta que comprar no Brasil.

- tomar um café Juan Valdez, o melhor da Colômbia e um dos melhores do mundo. Para os viciados em café, vale trazer essa delícia. 

- para quem não dispensa uma junk food ( como eu ) que tal provar um bauru gourmet? No El Corral provamos baurus deliciosos. 

- Há vários passeios para se fazer, desde city tour até conhecer as outras ilhas próximas, que conseguem ser ainda mais lindas que San Andres. No próximo post explico tudo isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia