Passeios em San Andres

 San Andres é uma ilha linda, cheia de coisas para fazer. Para conhecê-la melhor, fizemos um city-tour. Há várias outras ilhas próximas de San Andres, e você não pode deixar de visitá-las. Para isso será necessário fazer pesseios. Falarei um pouco

de cada um dos que fizemos para você escolher o(s) que mais gostar.

City Tour


O passeio começa a tarde, pela praia de San Luis, indo até o bairro de La Loma, onde não há hotéis ou pousadas. Localizado no alto do morro, é um bairro puramente residencial e com uma vista espetacular. Fizemos uma parada na igreja Batista, onde foi explicado um pouco sobre a religião seguida pela maioria dos habitantes de San Andres. Um detalhe interessante: apesar de haver cemitério na ilha, a tradição é que os familiares sejam enterrados no quintal de casa. Na saída da igreja, estavam nos esperando com refri, água e cerveja.







Os negros, nativos da ilha, não se consideram colombianos, mas sim, caribenhos. Tem idioma próprio, o criolle, um inglês fragmentado e falado extremamente rápido. Difícil de entender.

Passamos pelo centro da ilha e seguimos até Morgan's Cave. Além de ouvir histórias do pirata mais famoso da região, foi-nos contado um pouco mais sobre a cultura local e assistimos uma dança típica. Na saída, mais refri e cerveja.







Seguimos até West View. Paga-se 3.000 COP para entrar ( mas no passeio, está incluso ). Ficamos 30 minutos, mas poderia passar horas aqui. Um mar azulzinho, com trampolim, toboguã e snorkel. Na saída, pastel de camarão, de lula, refri e cerveja.






Depois, o Hoyo Soplador, um "buraco" nos corais em que a água bate, e, dependendo da intensidade, faz um vento forte e jorra água. Curtimos como crianças.






Jonnhy Cay, Acuario e Haynes Cay



Esse passeio dura o dia inteiro. Primeiro fomos a Jonnhy Cay ( 10/15 minutos de barco ). O mar é azul turquesa, muito lindo, mas agitado, é preciso ter cuidado. Na chegada, ganhamos vale-bebida, podendo pegar desde água, refirgerantes ou bebidas alcoolicas. Escolhemos 2 cocos locos. São muito fortes!!! Uma mistura de rum, vodca, wisky e sei la mais o que...









Após dar uma volta completa pela ilha ( levamos uns 10 minutos ) estendemos a canga e ficamos dentro d'água, para fugir do calor, que estava forte. Para quem quiser conforto, há cadeiras de praia com barraca para locar. Mas resistir a esse mar é até pecado...após 2 horas aqui, seguimos para Acuario.

Acuario se une a Haynes Cay por um istmo, possível atravessar a pé. Ao chegarmos, o almoço já estava pronto. Peixe, arroz e patacón. Simples mas muito gostoso. Na verdade, acho que foi o melhor peixe que comi na Colômbia. Inclui refrigerante. 








As águas por aqui são calmas. Atravessamos até Haynes Cay, demos a volta a micro ilha e ficamos descansando em uma sombra. Depois, voltamos a Acuario e fizemos snorkel. Os corais estão todos mortos, mas tem muito peixes e a piscina é bem rasinha, perfeito até para quem não sabe nadar. TODOS do passeio estavam com aqueles sapatinhos, somente nós estávamos de pés descalços. Mas prefiro assim: não piso nos corais e eles continuam vivos. Corais são extremamente sensíveis a variações de temperatura e a pisadas, então, quando fizer snorkel, tenha cuidado, senão seus filhos e netos provavelmente não conhecerão essas belezas. Após 2 horas nas ilhas, voltamos a San Andres. Esse passeio é perfeito e imperdível.







Passeio de Catamarã



Fizemos um passeio de catamarã. Ele começa a tarde, mas por ser mais exclusivo, com poucas pessoas, conhecemos mais as belezas submarinas. Ele é feito em um veleiro, e começa pelo mangue. Nele, avistamos estrelas-do-mar, e muitas águas vivas, lindas, semi-transparentes, nadando livremente como se estivessem voando.







Depois seguimos para alto mar. Em vários pontos, descemos em bancos de areia e o guia foi mostrando estrelas-do-mar, pepinos-do-mar, ouriços, além de podermos fazer snorkel. Quem curte esse contato mais de perto com o mundo sub, vai amar esse passeio.









Fizemos esses 3 passeios com a mesma agência: Receptour del Caribe. São muito organizados e pontuais. Enquanto eu via filas e gente perdida nos outros passeios, aqui era tudo bem direitinho. Além dos mimos durante os passeios, é claro. Para quem quiser reservar, vou deixar os contatos. As agências físicas ficam dentro de alguns dos hotéis da rede Decameron.

E-mail: achapeton@receptourdelcaribe.com
telefone: 578 512.8855

Posts relacionados

O que saber antes de ir para Colômbia
San Andres
Ilha Providencia
Passeios Ilha Providencia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia