Buenos Aires

Muita gente pergunta quantos dias são necessários para conhecer Buenos Aires. A resposta? O máximo de dias que você puder. Isso porque se trata de uma megalópole, segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois de São Paulo, segundo a Wikipédia. Cheia de atrações free, já que caminhar pela cidade, para mim, já é uma grande atração.


O melhor é que você pode fazer tudo por conta, não precisa contratar agências de turismo para a maior parte das atrações. Em qualquer ponto da cidade é possível chegar de coletivo. E a maioria deles passa a cada poucos minutos na parada.

Algumas das coisas que considero imperdíveis:

1- Caminhar pelas praças e parques de Palermo: Plaza Itália, Parque Las Heras, Jardim Botânico, Zoo e tantos outros. 

O meu preferido é o  Parque Tres de Febrero, conhecido como Bosques de Palermo. É um conjunto de várias praças. A Plaza Sicília, onde está o Jardim Japonês ( entrada paga ) é linda, perfeita para desfrutar uma tarde de descanso e paz em meio à linda paisagem. E tem a Plaza Holanda, onde fica o Rosedal.









2- Ir ao caminito, visitar o estádio do Boca Juniors, La Bombonera, localizados no bairro La Boca; No caminito, as casas são muito coloridas. Hoje elas não são mais habitadas. Antigamente, eram imigrantes italianos, trabalhadores do porto, que pintavam suas casas com o resto de tinta que conseguiam. Então as casas acabavam tendo várias cores. 








dentro do museu da Bombonera





Já o estádio vale entrar, visitar o campo, ver o museu, conhecer um pouco a história de um dos clubes mais famosos da Argentina e do Maradona, seu jogador mais ilustre.

3- Andar pela avenida 9 de Julio, que já foi considerada a avenida mais larga do mundo; Fotografar o Obelisco, na própria 9 de Julio com a Corrientes. Ele foi construído em homenagem aos 400 anos da cidade.


em plena avenida 9 de Julio



Obelisco - foto retirada do site Argentour 

4-Puerto Madero e Puente de la Mujer. Seja uma caminhada de dia, para pegar um sol ou à noite, para um jantar, esse é um dos lugares que você precisa conhecer. Há poucos anos atrás, só haviam restaurantes chiquetérrimos. Hoje, há Mc Donald's e Mostaza ( versão argentina dos burgers ). É um dos metros quadrados mais caros da capital e não serve mais como porto, embora as estruturas e guindastes tenham sido mantidos para dar charme ao local.







5-Passear pela Recoleta. Esse item inclui ir ao Cemitério da Recoleta, passear pelo bairro propriamente, já que é um dos mais chiques da cidade. Não esqueça de passear pela rua Alvear, a mais nobre da cidade.




No cemitério, há muitos túmulos com histórias bem interessantes, mas para isso seria necessário contratar um guia. Basta um passeio para se encantar com o cemitério, que mais parece um museu a céu aberto. Não deixe de visitar o túmulo da Evita. Ainda hoje, as pessoas choram comovidas em frente ao seu túmulo.

6- Plaza de Mayo e Casa Rosada. A Plaza de Mayo está cercada de várias atrações, como o Congresso e a Catedral. Há também o banco de la Nación, muito antigo, com muito mármore e objetos dourados. Vale a pena conhecer. E as portas do banco não trancam com metais como as do Brasil.






A Casa Rosada é a sede da Presidência. Dizem que esse nome se deve a mistura de sangue de animais ao cal, para diferenciar da pintura das outras casas. É possível entrar na casa alguns dias no mês, e visitar o museu que conta um pouco da história da Argentina.

7- Ir na feirinha de San Telmo, que acontece aos domingos e comprar lembrancinhas para toda a família e amigos. Não esqueça de pechinchar.




8-Ver um show de Tango. Sugiro o Tango, Wine and Cheese, do Palácio Duhau. Localizado na rua Alvear, o palácio faz parte da rede Hyatt. Tem restaurante no local também. Os vinhos que degustamos são Catena Zapata. Os queijos, um mais delicioso que o outro. E o show, uma beleza, com direito a um gateiro tocando música ao vivo.








Claro que essas são apenas algumas sugestões de coisas a conhecer. A lista é gigantesca. Tentei fazer um compilado das que considero coisas realmente imperdíveis. Como a capital argentina é aqui pertinho, os brasileiros costumam voltar várias vezes. E sempre há novidade para conhecer e coisas antigas para revisitar e reviver.


Quando ir


Qualquer época do ano é boa para ir a Buenos Aires. Não há um período de chuvas, elas ocorrem durante todo ano, embora elas sejam mais raras no inverno. É essa a estação a mais charmosa: um friozinho, um bom vinho, os queijos, os chocolates, os doces de leite, as carnes ( parrillas ). São coisas incomparáveis com as que temos no Brasil. Tenho que admitir, na terra dos hermanos, esses itens são muitos mais saborosos.

Mas voltando a temperatura. No inverno, faz frio, então não esqueça de casacos de inverno. E quem mora no norte/nordeste do Brasil nem pense que esses agasalhos dão conta. Tem que comprar casacão de inverno mesmo. O bom é poder comer a vontade e não precisar mostrar as gordurinhas haha.

No verão, é quente. A sensação térmica é de mais calor ainda, por causa da umidade. Quem é de Porto Alegre, ou já foi à cidade no verão, sabe bem o que estou falando.


Como chegar


Há voos, diretos ou não, de todas as capitais brasileiras. Chegando ao aeroporto, você pode contratar um transfer, pegar um táxi ou mesmo um ônibus. 

O Aeroparque é bem próximo a capital, e rapidinho se chega nele, mesmo de coletivo. Já o Ezeiza, se for de ônibus, programe-se para sair com antecedência. Dependendo do horário pode levar até 2 horas. Mas são aproximadamente R$ 3 por pessoa, contra cerca de R$ 150 a 200 de um táxi, que se divdido por várias pessoas, não fica tão caro, mas ainda caro para os orçamentos mais apertados.


Documentos


Não é necessário passaporte, basta levar o documento de identidade com até 10 anos. Carteira de motorista e carteiras profissionais não são válidas.

Posts relacionados:
Onde ficar
Argentina, o país do futebol


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia