Ilha Grande
Situada no município de Angra dos Reis, Ilha Grande é a maior do conjunto de ilhas que forma o município. Com 193km2, tem muitas praias, cercadas pela mata atlântica, muitas delas acessíveis somente através de trilhas ou barco.
Apesar de nos últimos anos a ilha ter ganho um grande impulso turístico, tendo muitas pousadas, não existe grandes hotéis na ilha ( ainda bem ). Todo seu charme encontra-se no rústico, na natureza exuberante que ainda paira por ali, apesar do turismo em massa. A ilha vive basicamente disso, e mesmo na baixa temporada, nota-se que a grande maioria das pessoas ali são visitantes.
A vila do Abraão é o centrinho, local onde tem mais comércio e centenas de pousadas. Existem algumas pousadas bem exclusivas e privativas, bem afastadas e perfeitas para quem busca privacidade em praias ao redor da ilha. Mas aí, tudo dependerá de trilhas e barco.
Não há carros na ilha. Na vila, tudo é próximo.
Programe-se para passar pelo menos 3 dias Não recomendo bate e volta. São muitas praias, muitos passeios possíveis e sempre existe a possibilidade de chuva. O tempo muda muito rápido na ilha.
Como chegar
De Angra para Abraão: 2a a 6a as 15:30 / sáb e dom 13:30
Abraão para Angra: todos os dias às 10:00
Valor de R$ 16,60 por pessoa o trecho que dura 1h30
Existem empresas privadas que fazem o trajeto de hora em hora e dura cerca de 30 minutos em lancha rápida. Custa 50 reais por pessoa o trecho.
No caso de Angra, onde deixamos o carro, o estacionamento é bem na frente do porto. Eles cobram em torno de 40 reais a diária do carro.
A barca também sai de Mangaratiba às 8:00 e retorno às 17:30 diariamente.
O preço é R$ 16,60 assim como de Angra.
História
Um pouco da preservação deve-se a história relativamente recente da ilha. Já serviu de cárcere aos presos políticos na época da Ditadura. Graciliano Ramos esteve ali e escreveu Memórias do Cárcere em menção aos anos que passou lá.
Mais tarde, serviu de presídio aos mais perigosos criminosos do Brasil. Com direito a fuga de helicóptero de Escadinha, um dos fundadores do Comando Vermelho, em 1985.
Em 1994, devido à insegurança por fugas de presos, o presídio foi demolido. Só então o turismo passou a ser uma atividade da ilha.
Quando ir
Como falei acima, o clima em Ilha Grande muda muito rápido. Basicamente, pode chover a qualquer momento em qualquer mês do ano. Os meses de inverno são os mais secos.
Dica: leve um casaquinho. Somos gaúchos e jamais pensamos passar frio no Rio de Janeiro. Mas pegamos alguns dias de muita chuva e frio. Tínhamos basicamente regatas, e o que me salvou foi uma camisa que usava por cima da regata haha.
Quanto tempo ficar
Nós ficamos 4 dias e posso dizer que foi pouco. São muitas praias, uma mais linda que a outra, dá vontade conhecer tudo. Então, se você me perguntar quanto tempo deve ficar, eu direi: o máximo que puder.
O que fazer
Trilhas, passeios de barco, snorkel, surfe, stand up. Atividades não faltam. Lembrando que Ilha Grande é a maior, mas há várias outras ilhas próximas, desde ilhas minúsculas, até ilhas maiores, com pousadas.
Outros Posts
Onde ficar Ilha Grande: Cama e Café Pé na Areia
Passeios Ilha Grande: Meia Volta a Ilha
Comentários
Postar um comentário