Ilha Grande

Situada no município de Angra dos Reis, Ilha Grande é a maior do conjunto de ilhas que forma o município. Com 193km2, tem muitas praias, cercadas pela mata atlântica, muitas delas acessíveis somente através de trilhas ou barco.



Apesar de nos últimos anos a ilha ter ganho um grande impulso turístico, tendo muitas pousadas, não existe grandes hotéis na ilha ( ainda bem ). Todo seu charme encontra-se no rústico, na natureza exuberante que ainda paira por ali, apesar do turismo em massa. A ilha vive basicamente disso, e mesmo na baixa temporada, nota-se que a grande maioria das pessoas ali são visitantes. 

A vila do Abraão é o centrinho, local onde tem mais comércio e centenas de pousadas. Existem algumas pousadas bem exclusivas e privativas, bem afastadas e perfeitas para quem busca privacidade em praias ao redor da ilha. Mas aí, tudo dependerá de trilhas e barco.




Não há carros na ilha. Na vila, tudo é próximo. 

Programe-se para passar pelo menos 3 dias  Não recomendo bate e volta. São muitas praias, muitos passeios possíveis e sempre existe a possibilidade de chuva. O tempo muda muito rápido na ilha.

Como chegar


A barca, como é chamado o transporte coletivo, funciona todos os dias. 

chegando na ilha...


De Angra para Abraão: 2a a 6a as 15:30 / sáb e dom 13:30
Abraão para Angra: todos os dias às 10:00

Valor de R$ 16,60 por pessoa o trecho que dura 1h30

Existem empresas privadas que fazem o trajeto de hora em hora e dura cerca de 30 minutos em lancha rápida. Custa 50 reais por pessoa o trecho.

No caso de Angra, onde deixamos o carro, o estacionamento é bem na frente do porto. Eles cobram em torno de 40 reais a diária do carro.

A barca também sai de Mangaratiba às 8:00 e retorno às 17:30 diariamente.

O preço é R$ 16,60 assim como de Angra.


História


Um pouco da preservação deve-se a história relativamente recente da ilha. Já serviu de cárcere aos presos políticos na época da Ditadura. Graciliano Ramos esteve ali e escreveu Memórias do Cárcere em menção aos anos que passou lá. 

Mais tarde, serviu de presídio aos mais perigosos criminosos do Brasil. Com direito a fuga de helicóptero de Escadinha, um dos fundadores do Comando Vermelho, em 1985.

Em 1994, devido à insegurança por fugas de presos, o presídio foi demolido. Só então o turismo passou a ser uma atividade da ilha.

Quando ir


Como falei acima, o clima em Ilha Grande muda muito rápido. Basicamente, pode chover a qualquer momento em qualquer mês do ano. Os meses de inverno são os mais secos.

Dica: leve um casaquinho. Somos gaúchos e jamais pensamos passar frio no Rio de Janeiro. Mas pegamos alguns dias de muita chuva e frio. Tínhamos basicamente regatas, e o que me salvou foi uma camisa que usava por cima da regata haha.


Quanto tempo ficar


Nós ficamos 4 dias e posso dizer que foi pouco. São muitas praias, uma mais linda que a outra, dá vontade conhecer tudo. Então, se você me perguntar quanto tempo deve ficar, eu direi: o máximo que puder. 


O que fazer



Trilhas, passeios de barco, snorkel, surfe, stand up. Atividades não faltam. Lembrando que Ilha Grande é a maior, mas há várias outras ilhas próximas, desde ilhas minúsculas, até ilhas maiores, com pousadas.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro pela Sardenha

Cala Brandinchi, uma das praias mais belas da Sardenha