Lobitos, Peru: surfe no meio do deserto



Vista do hotel


Próximo destino: Lobitos. Poderíamos pegar o ônibus de Pacasmayo mesmo, mas como o bus vai parando, há o risco de roubarem suas coisas no caminho. Pegamos uma van até Trujillo ( SL 10 p/p ) e de lá pegamos o bus até Talara ( SL 35 p/p em semi-leito ) e 7 horas de viagem para percorrer 438 km.

Viajamos a noite toda e quando chegamos a Talara, às 6 da manhã, havia um taxista esperando por nós. Ainda bem, porque tinha um monte de tuk tuks disputando cada passageiro que chegava. Pagamos SL 40 pelo táxi para percorrer mais ou menos 20km no meio do deserto até chegar a Lobitos. Caro, mas ao menos era alguém indicado. Se tivéssemos pego um tuk tuk qualquer e me levassem para aquele lugar deserto, cheio de favelas, entraria em desespero.

Chegamos ao hotel Aitama, na beira da praia, de frente para a onda de Lobitos. Ficamos em um bangalô com vista para o mar, todo envidraçado. Custava U$ 30 p/p com café-da-manhã mais U$ 20 p/p para almoço e janta. É bastante caro quando se pensa em preços praticados no Peru, mas estar no meio do deserto e ter refeições dignas de chefe de cozinha não pode sair tão em conta. Escolhíamos as refeições todos os dias. Experimentamos de tudo até o famoso ceviche. Maravilhoso!!! Mas por ser peixe cru, é preciso ter bastante cuidado onde comer.

Como não há quase nada em Lobitos, fomos até Talara de van ( SL 3 ) e aproveitamos para ir ao caixa eletrônico e supermercado. Não há mercados em Lobitos, somente uns armazéns nas casas das pessoas. Tem o básico, mas fora a água, tudo é mais caro.

Passamos os dias na praia ou olhando as linhas do nosso bangalô. Tinha tv a cabo no quarto, o que ajudava a passar o tempo. É um lugar perfeito para surfar e descansar. E só!!! Como eu curto surf, me divirto em lugares assim. Até eu surfei, as ondas não estavam grandes e a água não estava muito gelada.

Há outros picos de surf ali pertinho. Fomos até Piscinas a pé. Uns 20 minutos de caminhada. Tem Baterias, Muelles e El Hueco. Este último não estava quebrando. É uma onda atrás da de Lobitos. Muelles é a caminho de Piscinas, uns 10 minutos de caminhada. Já Baterias tem que pegar um tuk tuk, mas como não fomos não sei qual é o valor.

O máximo de passeio que você pode fazer é dar uma volta pelo Pueblo, mas já aviso que não é grande coisa. Bastante pobreza. O melhor foram as paisagens, ver o deserto e enxergar o oceano ao fundo foi demais.

Ficamos 1 semana aqui. Meu marido não gostou tanto das ondas, por serem menores, mas também não demos sorte com o swell. Mesmo assim, as ondas são pequenas para o padrão do Peru. Foi o lugar que mais gostei. Além de ser mais quente, pude surfar. Mas no último dia, a vontade já era de seguir viagem. Calmaria demais cansa!!!
 

o hotel
 
A praça da cidade


Los Muelles

Por-do-sol espetacular!!!

Na poltrona do bangalô

Vista do café-da-manhã
 
Milho gigante frito...
 
...delícia!!!
 
 
 

 

Comentários

  1. Lugar muito especial. E un lugar perfeito para surfar e descansar. https://www.facebook.com/lobitossurftrips

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia