San Blás: paraíso no caribe panamenho

Falar de San Blás é até difícil. Sabe aquela ilha pequena com  coqueiros que você sonhou a vida inteira, desenhou no seu caderno na escola? Ela existe e está em uma das 365 ilhas do arquipélago de San Blás,
pertencente aos índios Guna Yala. Localizado no mar do caribe panamenho, esse é um dos lugares mais paradisíacos em que já estivemos. Difícil é escolher em qual ilha ficar, com tantas opções...

Quando ir 


Os melhores meses são entre dezembro e março, que são os mais secos. As chuvas começam em maio, e chegam ao auge em outubro. 

Como chegar


Existe a possibilidade de pegar um voo desde a Cidade do Panamá até El Porvenir com a Air Panama. São 20 minutos de voo e depois o barco.

Nosso pacote incluía a parte terrestre e barco. Se optar por chegar antes do meio dia na ilha, passarão no seu hotel para te pegar às 5 da manhã. Nosso motora parou em um supermercado 24 horas para tomarmos café-da-manhã. São aproximadamente 100 Km,  2 horas de estrada, asfaltada, mas com muuuuitas curvas. Se você é do tipo que enjoa, tenha remédio em mãos. 


chegando ao porto



Depois de muito saculejo, chegamos a um porto improvisado. Dali sai o barco que te leva ao paraíso. 

Uma dica muito importante: coloque roupa de banho, chegamos encharcados. O barco é pequeno e, dependendo das condições do mar, as ondas batem e te molham. Quanto mais para frente você sentar, menos molhado ficará.


nosso barco


O tempo de barco vai depender muito do mar. Levamos uma hora. O barco estava muito cheio e as ondas grandinhas.


Na ilha


Ficamos na ilha Franklin ou Tuba Senika, no idioma Guna. É uma ilha pequena, demos a volta em 5 minutos. Na verdade, ela é separada em 2 através de uma cerca. Mas os turistas podem circular por tudo. 
felicidade resume!!!



As cabanas são muito simples, com chão de areia. O banheiro é compartilhado. Tem chuveiro, porém a água é meio salgada, o que não ajuda muito o cabelo. À noite, há energia elétrica na cabana. A vantagem dessa ilha é que ela não recebe visitantes, como a isla Perro Chico, por exemplo. A praia é sua e das pessoas que estão ali hospedadas. Além disso, os valores, caros para nós, brasileiros, são dos mais baratos de todas ilhas. 






Para quem precisar carregar celular, câmera, basta pedir aos índios. Na tenda principal há tomada. Na cabana, só uma lâmpada. Obviamente, não tem wi-fi, embora haja uma tv comunitária com satélite, onde os índios estavam vendo MMA. Para quem não vive sem internet nem por uma curta temporada, compre um chip da Movil, única companhia em que há sinal nas ilhas. Algumas ilhas não tem energia elétrica ( verifique antes ).

Leve TUDO o que for precisar. Fora algumas comidas, não há coisas para comprar. Precisa de protetor solar, remédio? Leve. Não tinha mosquitos, mesmo assim, considero bom levar repelente. Usamos à noite, apenas por precaução.

Levamos água ( 5 litros ), bolacha, salgadinho e frutas para lanche.


O que fazer


Caminhar, descansar, mergulhar, admirar, nadar, nada. O snorkel aqui é maravilhoso. Não necessita mais do que uma máscara para se ver milhares de corais coloridos, de todos os tipos e cores. Até uma barracuda gigante encontramos, paradinha, só nos observando. Nada tímida, pousou para fotos.


perfeito para descansar a sombra depois do snorkel...

a barracuda gigante






Visto


Brasileiros não precisam de visto para entrar no Panamá, basta o passaporte válido por 6 meses. Mesmo que você vá a San Blás apenas com uma mochilinha e deixe suas coisas num hotel na cidade, não esqueça de trazer o passaporte. será necessário mostrá-lo no trajeto terrestre.


Língua


Os Kuna ( ou Guna, no idioma local ) Yala tem língua própria, mas a maioria deles fala espanhol. Não falam inglês, mas o espanhol deles é bem pausado, muito fácil de entender.


Moeda


A moeda usada no Panamá é o dólar americano. Não esqueça de levar dinheiro. Obviamente, não há caixas eletrônicos. Embora todas as refeições estejam inclusas, você pode querer comprar algo para comer ou beber. 


Agência



Fizemos essa trip com o Cesar, da San Blas Ecotrip. Ele é muito organizado, confirmou com a gente todo o roteiro, nossa chegada no hotel. Na volta de lá, indiquei para outras pessoas no Panamá que fizeram o passeio com ele, e também adoraram.

Alguns finais de semana, Cesar faz luau. Acende tochas, fogueira e coloca música. Fica o astral perfeito no lugar perfeito. Quem não tiver levado cooler, pode comprar as bebidas.

Foi com ele que fizemos passeios para as outras ilhas. ( Próximo post ).

e-mail: info@sanblasecotrip.com
whatsapp: +507 6981-5220

Posts relacionados:

Passeios




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia