Bali: paraíso perto do fim?!?!

Antes de mais nada, quero deixar claro que Bali continua liiiiinda!!! As fotos não me deixam mentir. O problema é que estive em Bali há 5 anos, não havia tanta construção no Bukit, havia praias ainda quase desertas, outras praias sem
crowd para o surf, mas o que me assustou foi ver a quantidade de lixo por tudo. Inclusive dentro d'agua!!! Tem até matéria de marcas de surf famosas falando sobre isso.
Como disse antes, as praias continuam de uma beleza estonteante, mas se em 5 anos notei essa piora tremenda em relação ao lixo, o que poderão esperar as próximas gerações? Será que irão conhecer esse paraíso? Espero que as autoridades tomem provedências logo, já que Bali vive do turismo, e se continuar assim, as praias vão acabar abarrotadas de lixo e sem turistas. O que será desse povo, humilde e sorridente, que depende dos turistas para sobreviver?
Praias como Uluwatu, famoso pico de surf, há dias em que se rema no meio do lixo. Meu marido disse muitas vezes estar cercado de tal maneira, que chegava a atrapalhar a remana. Ainda bem que as correntes levam o lixaredo embora...para outra praia, afff!!!

Vi foto de Kuta Beach numa revista, também com muito lixo. Padang Padang, praia que eu considero das mais lindas dentre as que conheço em Bali, também com bastante sujeira. Bingin e Dreamland em proporções menores de sujeira na beira da praia, mas pelos caminhos, muito de tudo pelo chão. Um lugar que estive e que ainda está um tanto preservado foi Balian. Talvez por ser longe ( cerca de 2h, 2h30 ) do Bukit, consiga manter-se melhor.


Mas como nada tem só o lado ruim, o avanço trouxe muitas melhoras.  Antes, faltava luz quase todo dia, muitas vezes voltando só no dia seguinte. Por enquanto, ainda não faltou. Ar-condicionado era artigo raro em pousadas, hoje qualquer pousadinha tem. Ah, e a internet...não havia internet nem nos hotéis, era preciso ir a lan house, que funcionava numa velocidade de internet discada ( lembram disso? ). Meia hora para colocar uma foto no finado orkut. Hoje, todos os lugares tem wifi, até mercadinhos, tudo para atrair as pessoas para sentar, navegar e tomar uma bintang, aclamada cerveja local.

Espero que as melhoras continuem, e que Bali consiga reverter esse problema do lixo antes que o turismo comece a morrer por aqui. Espero que um dia eu possa trazer meu filho para cá, e que ele possa surfar num mar limpo, onde só se vê peixes e não plásticos flutuando...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia