North Shore havaiano: surfe, trilha, snorkel e tubarão!



Nós ficamos no North Shore, onde rolam as ondas grandes. As praias são bonitas e, na maioria, é possível dar um mergulho, mesmo quem não sabe nadar. Aquela ideia de ondas enormes e amedrontadoras pode até acontecer, mas não é dia a dia mesmo na temporada de ondas grandes.

As famosas Pipeline e Sunset Beach são algumas das mais icônicas. O mar é bem azul. Pipe é uma onda muito boa para bodyboarding e surfistas experientes. A bancada de coral é rasa e tem algumas cavernas, então, cuidado. Tem alguns restaurantes e food trucks por ali, e tem o Foodland, único supermercado da região e que vende até poke. Sunset é uma onda boa para surfar com aquelas pranchas enormes do Hawaii.




Waimea é uma praia muito bonita e precisa ter um swell gigante para quebrar. Quando não tem ondas, é perfeita para o banho e ainda tem umas rochas onde se pode subir e pular no mar.


A icônica Haleiwa é ótima para iniciantes no surfe no inside. Quando tem swell grande, rolam altas ondas, mas é necessário ter um bom preparo, já que há muita corrente, precisa remar o tempo todo, senão acaba sendo arrastado para alto mar. A cidade é uma graça, com alguns prédios super antigos parecidos um um faroeste. Há ainda cafés charmosos e restaurantes.




Para surfistas intermadiários, as melhores ondas Gas Chambers, Velziland, Rocky Point, Haleiwa, Laniakea entre outras.

A verdade é que são muitas ondas, uma ao lado da outra, coisa que não é comum no Brasil. Aqui normalmente você vai para uma praia e as ondas não tem nome, bem diferente do Hawaii. Pipeline, por exemplo, é quando você pega a onda para esquerda. Se pegar a onda da direita, é Backdoor.

Em Oahu tem várias trilhas, algumas famosas, outras não muito. No North Shore tem a trilha que começa na escola Sunset Elementary School.

É uma trilha que leva uns 30 minutos, de nível fácil mas com um aclive bem intenso uns 5 min após o início. É uma trilha no meio da floresta. O primeiro Pillbox é bonito mas tem muitas árvores que acabam fechando a vista. Vá para o segundo Pillbox, são somente mais 5 minutos de trilha e a maioria das pessoas não vai.



No mesmo dia da trilha fomos fazer snorkel em Shark´s Cove. Infelizmente, os corais estão mortos. Há alguns peixes coloridos, alguns cardumes e, claro, achamos o tubarão. O lugar fez jus ao nome! Ele estava dormindo, bem quietinho. E para completar, quando estávamos saindo, uma cobrinha passou pelo meu pé.




Uma das baías mais bonitas do North Shore é Turtle Bay, onde fica um dos resorts mais luxuosos ( e caros ) da ilha, que leva o nome da baía. Por sorte, a praia é pública, então todos podem estacionar o carro e curtir a praia. Vale a pena levar o snorkel, não tem tantos peixes, mas vi alguns corais coloridos.



No resort tem uma escola de surfe, na praia do outro lado rolam umas ondinhas boas para aprender.


Posts Relacionados

O que você precisa saber antes de ir para os Estados Unidos

O que você precisa saber sobre o Hawaii

As praias do oeste Oahu

As praias e a trilha mais bonita de Oahu ( leste da ilha )

Quanto custa uma viagem ao Hawaii









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia