Lefkada, a ilha mais neon


 


A ilha de Lefkada tem sua fama devido às suas águas azul neon. É inacreditável a coloração do mar, e conforme o sol vai subindo, vai ficando ainda mais neon.

Ela tem 303 km² e as praias mais famosas ficam no lado oeste da ilha. Uma dica para não perder muito tempo na estrada é ficar hospedado nessa região, e foi o que fizemos.

Essa ilha é ligada ao continente por uma ponte, talvez por isso ela seja bem movimentada. 

No primeiro dia, chegamos ao meio dia, fomos até nossa hospedagem, depois nos organizamos e só deu para pegar um fim de tarde na praia. Escolhemos uma não muito famosa, mas perto do nosso apê, a praia de Kathisma. Ela nem é das mais azuis, mas já tem uma cor linda.

No segundo dia fomos a Porto Katsiki. Eu nunca tinha visto um mar daquela cor. Na chegada, de cima da falésia, fiquei estarrecida com a cor daquela água. Chegue cedo, deixe o carro no estacionamento e desça os 100 degraus. Aproveite a descida para fazer fotos na escada.  Estenda a canga e entre no mar azul. Ah, ele é super azul neon, mas não é super transparente. As falésias calcárias que dão o tom neon à água deixam ela levemente leitosa. Caminhe por toda praia, ela é extensa. Mas cuidado com os paredões, às vezes pedrinhas pequenas caem. Até fizemos um vídeo de pedras rolando. E pela praia tem pedras enormes, acredito que caiam nos terremotos. Seja prudente.





No terceiro dia fomos a Egremni, junto com Katsiki, a mais famosa. Ela ficou interditada por muitos anos depois do terremoto de 2015, e só era acessível de barco. Ela já foi liberada. Chegamos cedo porque tem poucas vagas na estrada ( que é grátis ) e o estacionamento era 10 euros. Tem que caminhar pouco mais de 1 km por uma estrada asfaltada de depois descer 350 degraus!!! Sim, é puxado. Tem aluguel de cadeiras e guarda sol. Essa é outra praia extensa, que vale a caminhada.

Olha o azul dessa água gente!!!





No quarto dia fomos até Agios Nikita. O vilarejo em si é charmoso, mas a praia é bem normal. Pegamos a trilha até Mylos. Ela é tranquila, mas tem uma subidinha. Quem não quiser fazer a trilha pode ir de barco, mas eu recomendo fazer a trilha para ter a vista de cima. A cor da água é azul claro, e não tem o neon das outras duas famosas. Mesmo assim, compensa. Voltamos de barco ( 3 euros p/p ) até Agios Nikita, onde estava nosso carro.

Início da trilha

A vista de cima da trilha



A praia

Voltando de barco

No fim do dia, fomos curtir um sunset  em Kathisma. É o lugar ideal, tem alguns restaurantes, o mais bonito você caminha para direita na praia, até o fim. Ele é quase na areia, tem um deck espaçoso e um vinho super em conta. A praia inteira é cheia de bares e restaurantes, tem muita estrutura, pode passar o dia aqui.






No quinto dia arrumamos nossas coisas e fomos para o porto, nosso ferry saía ao meio dia rumo a nossa próxima ilha: Kefalônia.


Posts Relacionados

O que você precisa saber antes de ir para Grécia

Ilhas Jônicas

Corfu

Kefalônia

Zakynthos




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro pela Sardenha

Cala Brandinchi, uma das praias mais belas da Sardenha