Mentawai, Indonésia


As ilhas Mentawai são um arquipélago formado por 70 ilhas,  localizadas cerca de 150 km a oeste da costa da Sumatra. Siberut é a maior das ilhas Mentawai, com cerca de 4.000 km2. Nós ficamos na ilha de Masokut, no Playground Surf Resort.

Obs: Foto de Capa Gustavo Pé de Milho

Fora Siberut, as outras ilhas Mentawai não são nada desenvolvidas, são feitas de mata, praias paradisíacas e ondas perfeitas a sua escolha.

Existem resorts e surf camps com estruturas diversas, e preços variados, mas nada aqui é barato, pois tudo é de difícil acesso e vem de Padang. Para ter ideia, não existe luz, os lugares precisam de gerador. Todos! Graças a Deus, existem lugares bem confortáveis, com internet e ar-condicionado dia e noite.


Porto em Siberut

Caminho até o Resort


Como Chegar



Estando na Indonésia, você terá de voar até Padang, na ilha de Sumatra. O porto de lá parte para o arquipélago das Mentawai. A saída se dá às 7 da manhã no fast ferry. Normalmente leva em torno de 3h 30 o trajeto até Sibeirut, mas pegamos o ferry ( fast ferry ) no sábado, dia em que faz o trajeto mais longo com parada de 1 hora em Siberut. Nossa chegada estava prevista para cerca das 10:30, mas com a parada, chegamos as 14:30 no Porto.

Lá, se você ficará num resort, o seu barco já estará te esperando para mais cerca de 1 hora ( dependendo da localização do resort ). 

Você chega exausto, mas para surfistas, tudo isso passa em segundos quando eles ficam sabendo que o barco vai partir para as ondas perfeitas.







Mulheres, quando vocês ouvem a palavra Resort, não pensem em resorts como vocês conhecem. Os lugares, no geral, são super maneiros, mas simples. Os Surf Camps são lugares super rústicos, onde geralmente só ficam os meninos do surf. Digo meninos porque a galera mais velha prefere cacifar e ficar num lugar maneiro, com comida boa, cama, água quentinha e doce para o banho.

A grande pergunta é: vale a pena ir para as Mentawai se você não surfa?

Minha resposta é vale! Não há muito o que fazer fora o surf, é verdade. Mas as praias são paradisíacas e vazias. Nem sei quantas vezes fiquei sozinha na areia, com minha canga, cercada por um coqueiral intacto, mar sem ondas, pois a barreira de corais torna a água da beira bem calma. E mar morninho e sem ondas é um convite ao banho. E com tantos corais, ainda rola um snorkel. Infelizmente não fiz, pois a água estava bem rasa, e meu objetivo era tirar foto do marido para ter material para o blog.

As Ondas



Beng Beng 



Uma das ondas mais tranquilas da região de Playgrounds, é uma esquerda manobrável pra todos os níveis de surf. deve-se ter o cuidado de sair da onda antes da última seção quando a bancada fica exposta e perigosa.









Hideaways



Esquerda tubular com uma bancada rasa e perigosa. Proporciona tubos perfeitos para surfistas com experiência. Bom usar botinha.





Pitstop



Essa direita rápida e divertida para todos os níveis de surf. Visual incrível do line up.


Ebay



Fica ao lado de Pitstop é uma esquerda tubular para surfistas intermediários a avançados.


Little Ebay


Versão menor de Ebay. Bancada rasa.




Four Bobs



Direita divertida e manobrável pra todos os níveis.

Bom essas são as ondas que surfamos nas Mentawai mas existem outras dezenas espalhadas por várias ilhas e bancadas.


Posts Relacionados

Onde ficar nas Mentawai: Playground Surf Resort





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia