Natal: onde ficar, o que fazer e dicas do surf

uma das praias de natal

Capital do Rio Grande do Norte, a cidade tem o título de Cidade do Sol ( tem cerca de 300 dias de sol por ano ) e mais de 400 kms de costa de praias lindas.






Quando ir


Natal é quente o ano todo. Embora tenha muitos dias de sol, pode chover de março a julho, mas nada que estrague sua viagem. 

Onde ficar


Ficamos em Ponta Negra, o bairro mais turístico de Natal, onde fica o famoso Morro do Careca. O bairro em si é bom, mas se você for ficar aqui, fique bem próximo a orla. Ficamos num apart hotel 5 quadras da praia. A distância é curta, mas os arredores, péssimo. Apesar de ter casas grandes e boas, fica próximo ao cemitério, cercado de viciados em crack. Eles não andavam em bando, mas mesmo assim, fiquei com bastante receio. Não saía sozinha de casa de jeito nenhum. E depois que escurecia, era tenso demais sair. Então, se você ficar em Ponta Negra, minha dica: fique próximo a orla, e não verá nada disso.


O surf



Ponta Negra

Na parte norte, onde tem mar aberto, conta com ondas fortes e bem formadas. Vários picos, o crowd é intenso mas fica espalhado. 
Conforme vai-se indo para perto do Morro do Careca, as ondas vão ficando fracas, ótimo para quem curte stand up, quem está aprendendo a surfar ou quem curte um mar mais calminho.


Praia dos Artistas

Há alguns picos de surf, que rolam na maré alta, devido a alta quantidade de corais.


Búzios

Localizada 23km ao sul de Natal, conta com boas ondas para o surf. Não é um mar muito aconselhado para banhistas, principalmente se não souber nadar. As ondas são fortes e há corrente.


uma das praias próximas de natal que merecem uma visita.
Búzios com suas linhas. As excursões não param aqui. Alugue um carro.

O que fazer


Opções são o que não faltam. Para quem quer somente relaxar, pode ficar na praia de Ponta Negra. A praia em si é linda, embora tenha gente e barracas demais. Aconselho ir no fim de tarde, quando as barracas já estão sendo retiradas e o sol se pondo dá uma linda luminosidade. 


quando ir, o que fazer, vale a pena?, morro do careca
Nem as barracas de praias multicoloridas conseguem tirar a beleza dessa praia


Para quem não for ficar em Pipa, vale muito a pena conhece-lá. Acho muito pouco passar um dia só, mas melhor que nada.

Passeio de buggie para o litoral norte é fundamental ( falarei mais no próximo post ).

Fizemos o passeio das águas com a agência Paraíso dos Passeios. Feito em ônibus de 2 andares, paramos no centro de lançamento. Depois, no Cajueiro de Pirangi, parada obrigatória para qualquer pessoa que visite Natal. Localiza-se no município de Pirangi, e está no livro dos recordes como maior cajueiro do mundo ( tem o tamanho equivalente a um campo de futebol ).


maior cajueiro do mundo
Cajueiro


Seguimos por Pirangi e Búzios, onde há uma parada rápida no Mirante dos Golfinhos. Mesmo para quem não os avistou ( sim, nem todos os veem, precisa de olhos muito atentos, pois eles não ficam dando piruetas ), tem o que apreciar: a vista é linda!!!




praia de búzios
Mirante dos Golfinhos, na Praia de Búzios



Parada em Camurupim, para relaxar nas deliciosas piscinas naturais e almoçar. Nosso último destino foi a lagoa de Arituba. Os 40 minutos de parada passaram voando. O lugar é lindo e o banho na lagoa, maravilhoso. 


excelente para tomar um banho de mar
Camurupim


um dos paraísos próximos a natal
Lagoa de Arituba



Há também outros passeios para se fazer, mas não deu tempo para tudo. Para quem quer mergulhar, pode fazer o passeio até Maracajaú. Não fizemos e não sei se é bom. Ficou para próxima. Outro passeio que oferecem é para Galinhos. Embora tivesse muita vontade de conhecer a cidade, os 160 km de distância de Natal me fizeram declinar do passeio. Sou amante do slow travel e vou deixar para uma próxima, assim poderei ficar na cidade onde dizem: um lugar rústico, sem badalação, com suas ruas de areia. Tudo isso faz parecer que o tempo parou...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia