Trilha para Praia das Conchas e Praia de Fora, Governador Celso Ramos

 


Antes de falar da trilha em si, vou dar algumas dicas. Leve água e lanches, não terá nada pelo caminho. As trilhas tem nível de fácil a médio. 

Se quiser fazer fotos sem muitas pessoas, comece cedo. Mesmo na alta temporada conseguimos ficar sozinhos em algumas praias, nem que fosse por 15 minutos.

Deixamos o carro em Ganchos de Fora e fomos até a praia. No trapiche, vire à direita caminhe poucos metros e logo verá uma escada. Lá é o início oficial da trilha.



São 4 baías antes de chegar na Praia das Conchas. Após menos de 10 minutos, chegamos na primeira. Uma prainha minúscula, perfeita para fotos. Mais 5 minutos de trilha chegamos na segunda baía, Praia do Engenho.


Praia do Engenho


Poderíamos seguir para a terceira praia, mas optamos por ir direto para a Praia das Conchas, porque eu queria ter certeza que conseguiria fazer sozinha lá.

Subimos no próximo acesso, uma rua toda esburacada e pegamos uma trilha larga, que passava até carro. Seguimos por mais uns 15 minutos em direção a Praia das Conchas. Não é sinalizado, é tudo meio no instinto e olhando a direção aproximada no Google Maps, já que nem sinal eu tinha.



A trilha é bem fechada e ingrime, mas curta. Em poucos minutos, chegamos. Que praia linda! Bem pequena, com pedras. Ela só não é muito boa de estender a canga. O nome da praia explica o motivo: não tem areia, são pedacinhos quebrados de conchas.

Praia das Conchas

Praia das Conchas


A trilha toda até aqui, com as paradas nas praias para fotos foi cerca de 50 minutos.

Subimos a trilha e fomos em direção a Praia de Fora. No caminho, nos deparamos com uma piscininha natural espetacular! 




Tivemos a sorte de chegar e não ter ninguém! Fomos correndo para água, amamos o lugar. Um tempo depois chegou uma galera fazendo a trilha pelo lado oposto. Ao menos pudemos aproveitar esse paraíso só para nós um pouquinho.

Ficamos umas 2 horas nas piscininhas, nos hidratamos bastante, fizemos um lanche e estávamos prontos para prosseguir. Subimos pelas pedras, que visual! Vá caminhando até chegar próximo a uma casinha improvisada que serve de mirante. Ali começa a trilha de descida para a Praia de Fora. O sol estava a pino e a cor do mar estava muito azul.






Estendemos a canga e ali ficamos um tempo. Tomamos banho de mar, descansamos e ficamos morrendo de fome. Levem comida! Eu queria ter ficado mais, mas a fome foi demais. Voltamos até a casinha e pegamos a trilha de volta. Encontramos a mesma trilha pela qual viemos. Primeiro a trilha grande e depois descemos pela mesma rua esburacada, até chegar na trilha original, beirando as baías.



Ao todo, levamos 7 horas, mas aproveitando bem cada praia. Pode ser feito em menos de 4 horas toda essa trilha. Não tenho bem certeza de quantos km foi, no meu celular marcou 6,5 km.









































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia