Trilha para Praia das Conchas e Praia de Fora, Governador Celso Ramos

 


Antes de falar da trilha em si, vou dar algumas dicas. Leve água e lanches, não terá nada pelo caminho. As trilhas tem nível de fácil a médio. 

Se quiser fazer fotos sem muitas pessoas, comece cedo. Mesmo na alta temporada conseguimos ficar sozinhos em algumas praias, nem que fosse por 15 minutos.

Deixamos o carro em Ganchos de Fora e fomos até a praia. No trapiche, vire à direita caminhe poucos metros e logo verá uma escada. Lá é o início oficial da trilha.



São 4 baías antes de chegar na Praia das Conchas. Após menos de 10 minutos, chegamos na primeira. Uma prainha minúscula, perfeita para fotos. Mais 5 minutos de trilha chegamos na segunda baía, Praia do Engenho.


Praia do Engenho


Poderíamos seguir para a terceira praia, mas optamos por ir direto para a Praia das Conchas, porque eu queria ter certeza que conseguiria fazer sozinha lá.

Subimos no próximo acesso, uma rua toda esburacada e pegamos uma trilha larga, que passava até carro. Seguimos por mais uns 15 minutos em direção a Praia das Conchas. Não é sinalizado, é tudo meio no instinto e olhando a direção aproximada no Google Maps, já que nem sinal eu tinha.



A trilha é bem fechada e ingrime, mas curta. Em poucos minutos, chegamos. Que praia linda! Bem pequena, com pedras. Ela só não é muito boa de estender a canga. O nome da praia explica o motivo: não tem areia, são pedacinhos quebrados de conchas.

Praia das Conchas

Praia das Conchas


A trilha toda até aqui, com as paradas nas praias para fotos foi cerca de 50 minutos.

Subimos a trilha e fomos em direção a Praia de Fora. No caminho, nos deparamos com uma piscininha natural espetacular! 




Tivemos a sorte de chegar e não ter ninguém! Fomos correndo para água, amamos o lugar. Um tempo depois chegou uma galera fazendo a trilha pelo lado oposto. Ao menos pudemos aproveitar esse paraíso só para nós um pouquinho.

Ficamos umas 2 horas nas piscininhas, nos hidratamos bastante, fizemos um lanche e estávamos prontos para prosseguir. Subimos pelas pedras, que visual! Vá caminhando até chegar próximo a uma casinha improvisada que serve de mirante. Ali começa a trilha de descida para a Praia de Fora. O sol estava a pino e a cor do mar estava muito azul.






Estendemos a canga e ali ficamos um tempo. Tomamos banho de mar, descansamos e ficamos morrendo de fome. Levem comida! Eu queria ter ficado mais, mas a fome foi demais. Voltamos até a casinha e pegamos a trilha de volta. Encontramos a mesma trilha pela qual viemos. Primeiro a trilha grande e depois descemos pela mesma rua esburacada, até chegar na trilha original, beirando as baías.



Ao todo, levamos 7 horas, mas aproveitando bem cada praia. Pode ser feito em menos de 4 horas toda essa trilha. Não tenho bem certeza de quantos km foi, no meu celular marcou 6,5 km.









































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro pela Sardenha

Cala Brandinchi, uma das praias mais belas da Sardenha

Arquipélago La Maddalena