Nias


Nias é uma ilha situada a oeste da ilha de Sumatra, há 1h 45 minutos de voo de Jakarta. 

Ficamos em Sorake Beach, Lagundri Bay. O lugar é um vilarejo super pequeno, sem turistas, sem nada para fazer além do surfe. Só quem vem a esse lugar são surfistas ( e suas esposas ) em busca de ondas menos crowdeadas, onde se fica hospedado em frente a onda.







Apesar de tudo, é um excelente lugar para relaxar e curtir a linda paisagem, com um vasto coqueiral de pano de fundo para o surfe.



Como chegar


Não há voos direto de Bali. Tivemos que pegar um voo até Jakarta ( 1h30 ), dormir uma noite por lá e pegar outro voo até Gunung Sitoli ( 1h45 ). 

Outro aeroporto em que há voos para cá é Medan. 

Do aeroporto de Gunung Sitoli até Sorake, precisa pegar um táxi de cerca de 3 horas que custa 500 mil rúpias. Geralmente a pousada que você vai ficar agiliza o transfer para você.

Surfe


A onda conhecida como The Point é uma direita consistente, pesada e muitas vezes tubular. 

Acima de 2 metros de onda, o drop fica mais buraco e os tubos aparecem.







A entrada no mar é muito fácil. Existe um caminho de cimento e pedras sobre o coral, levando até uma piscininha onde se pula na água e começa a remada. É possível pegar a primeira onda de cabelo seco, pois a entrada é atrás do pico.





A onda quebra sobre uma bancada bem funda, ao contrário da maioria das ondas da Indonésia, o que dá a sensação de mais segurança, pois é mais difícil chocar-se no coral.

Nos 10 dias em que estivemos aqui, rolava onda o dia inteiro, em qualquer maré e com qualquer vento. Desde cedinho da manhã até o sunset, tinha gente na água.

Existem algumas outras ondas,  como Sobatu, uma onda mais pesada, e Rock Star, menor, boa para o funboard. 

Lagundri Beach é a praia com areia, para quem quer estender a canga, tomar um banho de mar ou para iniciantes do surfe. Dá pra ir caminhando de Sorake Beach.






A melhor época para o surfe é de maio a setembro, como na maior parte da Indonésia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia