Moalboal

Moalboal fica depois de uma cadeia de montanhas, tem um clima levemente mais ameno que outras regiões das Filipinas. O que atrai a maioria dos turistas para cá é, com certeza, a cachoeira mais famosa das Filipinas: Kawasan Falls. 

Mas nem só de cachoeira vivem os turistas aqui. Vários mergulhos, snorkel, o sardine run, restaurantes, bares e até balada aos sábados.


Como Chegar




Se você seguir nosso roteiro, estará em Malapascua. Para ir até Moalboal, irá perder o dia inteiro se deslocando. esse é o deslocamento mais longo, em horas, de toda nossa viagem pelas Filipinas. De Malapascua, pega um barco ( 30 a 50 minutos ) 100 pesos até  Maya Port em Cebu Island. Lá mesmo, pode pegar uma van ( 500 pesos ) ou fazer como nós e pegar um ônibus de mais ou menos ( 200 pesos ) até o North Terminal Bus em Cebu. De lá, pegamos um táxi ( mais ou menos 200 pesos ) até o South Terminal.


Se estiver em Cebu, basta ir ao South bus terminal, onde você irá pegar o ônibus até Moalboal. Não tivemos sorte de conseguir pegar com ar-condicionado, mas foi super barato: 129 pesos. Demora em torno de 5hs.

O ônibus vai deixar você na frente do shopping, de lá pega-se um tuk tuk ( 180 pesos ) até seu hotel. O nosso era em Panagsama.

Praias


Panagsama


Não é uma praia bonita, tem construções bem feias na beira, mas considero o melhor lugar para  ficar, pois é onde tem mais oferta de hotéis, muitos restaurantes e barzinhos cheios de gringos bebendo. No sábado, tem até uma balada.





Além disso, é onde você pode observar o Sardine Run. Milhares de sardinhas ficam na beira, nadando e você ali, no meio...para fazer o snorkel, não precisa pagar passeio, basta você pegar sua máscara e nadar até perto de uma construção redonda e amarela que tem sobre o mar. Você também vai ver muitos barcos com turistas ali. 






White Beach


É a praia mais famosa da região, mas como era verão, estava bem crowdeado. E tinha lixo na areia...

Mas a cor da água é linda, transparente, e ainda tem um snorkel muito bom que também dá para fazer por conta. O melhor ponto é mais para a direita da praia...






Não sei se é muito bom ficar aqui pois não tem um centrinho para passear. Tem alguns resorts e alguns restaurantes super simples. 

Lambug Beach


Fomos a tarde, a maré estava secando já, mas a praia era boa, sem tanta gente e sem lixo. Também tem um snorkel bom, e no fim de tarde, embora a maré estivesse bem baixa, nadei com algumas sardinhas. Nada comparado ao que vimos em Panagsama. 






Alugamos uma scooter ( 300 pesos o dia todo ) e fomos na White beach de manhã e Lambug a tarde. Valeu muito, pois os tuk tuks aqui não são tão baratos e as praias são um pouco distantes para ir a pé ( e olha que a gente sempre caminha muito ).


Pescador Island


Nós não fomos, mas dizem ser excelente para o mergulho. Tem muitos dive centers em Panagsama, se informe em algum deles se você gosta de mergulhar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia