Florianópolis, a Ilha da Magia

ponte hercilio luz
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina. Também conhecida como Floripa possui 675km2 e 42 praias ( praias na ilha, fora as do continente, que não são para banho ).


Por estar em uma capital, existem diversas atividades possíveis, mas por ter uma parte do território sendo ilha, a maioria dos turistas vêm atrás de belas praias, segurança, festas e boa comida.

Por falar em segurança, Floripa é a capital mais segura do Brasil. Talvez por ser relativamente pequena ( cerca de 480 mil habitantes ), talvez por estar localizada grande parte em uma ilha ou mesmo por possuir o maior IDH do país. O que importa é que você ainda pode andar pelas ruas sem o constante medo de ser assaltado.

Praias


Desde as badaladas e chiques até as mais roots e acessíveis somente por trilhas, Floripa agrada a todos viajantes.

As praias são divididas em norte, sul e leste. As baías de Oeste são voltadas ao continente, que é separado da ilha somente por uma ponte. 

Em geral, as praias do norte tem águas mais quentes e sem ondas, mas há exceções, como a Brava. É a região de praias mais "urbanizadas" e com melhores hospedagens.

As praias no sul são as mais rústicas, possuem as águas mais claras e tem as pousadas mais simples de uma maneira em geral. Muitas trilhas, muita vegetação e algumas praias quase intocadas.

As praias de leste são boas para o surfe, como a famosa Joaquina, onde ocorrem campeonatos.


jurere
Pôr-do-sol em Jurerê


Quando ir


Qualquer época do ano é boa para ir a Floripa, mas no inverno faz frio e dificilmente você vai aproveitar muito a praia. É bom para quem gosta de conhecer várias praias e não se importa de não colocar o biquini ( o que não é o meu caso ). 

No fim de dezembro, janeiro e fevereiro, a ilha fica lotada. São os meses mais quentes, mas coincidem com os meses de alta temporada. É engarrafamento para todo lado e se deslocar de uma praia a outra é um exercício de paciência. 

Se puder, recomendo ir em Março. É um mês ainda bem quente mas menos cheio, fazendo com que os preços fiquem mais acessíveis e o trânsito menos intenso.

Dica: se for no verão, vá bem cedo para praia e volte até umas 4 da tarde. Isso ajudará você a passar menos horas no trânsito.


ilha do campeche
Ilha do Campeche


Como Chegar


Existem vários voos diretos das capitais brasileiras. O aeroporto está localizado no sul da ilha. Se você vai ficar no norte, se prepare para gastar no táxi.


Precisa alugar carro em Floripa?


Precisar, não precisa. Mas é bom. O transporte público não é eficiente, demora muito para chegar e em muitos casos precisa fazer baldeação nos terminais.

Caso você vá ficar em uma praia, sem se deslocar, carro não é necessário.


beira mar norte
Pôr-do-sol Beiramar Norte


Cultura


A influência açoriana é muito forte, principalmente em alguns pontos do sul e dos bairros de Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa. O sotaque nesses lugares lembra muito o dos portugueses, que falam rápido, e às vezes parece que nem estamos no Brasil.

Rota Gastrômica


Existem basicamente 3 pontos mais conhecidos são o sul, Sambaqui e Santo Antonio de Lisboa e o bairro Coqueiros, no continente. Mas existem bons restaurantes espalhados por toda cidade.


Posts Relacionados

Campeche





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ilhas Jônicas, Grécia

O que você precisa saber antes de ir para o México