Riviera Maya 2: Tulum, cenotes, praias paradisíacas, Xel-há e nado com golfinhos

Tulum


Fomos cedinho para Tulum, conhecer as ruínas mayas à beira-mar. Eles eram muito espertos: escolheram um paraíso para morar e fazer oferendas aos Deuses. A entrada no parque é de 57 pesos por pessoa. A vantagem de estar de carro é que chegamos antes das excursões. Tivemos o privilégio de tirar fotos nesse lugar incrível praticamente sozinhos. Esse sítio arqueológico é pequeno se comparado aos demais que visitamos. Mas, na minha opinião, o mais bonito. Se você escolher um só, escolha esse e não irá se arrepender. Mas se puder, conheça todos, pois eles são muito diferentes entre si, e se aprende muito sobre as civilizações antigas.


os mayas eram baixinhos...






 

 
 
Depois das ruínas, fomos para a praia chamada Paraíso. E realmente era. É perto de Tulum. A areia é incrivelmente branca, a água muito azul e a praia não é muito lotada.
 


 
 
 

Cenotes

 
Cenotes são rios subterrâneos que, segundo os maias, teriam ligação com o Deuses. Se tem ligação com os Deuses eu não sei, mas a cor da água é divina!!! hahaha.
 
Como não dava para conhecer todos, optamos pelo Gran Cenote ( entrada 100 pesos por pessoa ) pois é o melhor para quem não faz mergulho. Aqui dá para fazer snorkel ou simplesmente nadar.

 
 


Na volta do Gran Cenote para Playa del Carmen,  preste atenção numa plaquinha, escrita à mão: Xcacel-xcacelito. É uma reserva natural, linda. Tem que pagar para entrar, mas você paga o quanto quiser. Achei justo. Quase ninguém conhece esta praia, então é vazia. Eu mesma só fiquei sabendo por causa de um blog de viagem, o Achados, da Adriana Setti. Depois do snorkel, dá para entender porque é uma reserva. Há muitos corais coloridos, peixes diversos e até tartarugas. Demais!!!


 

Xel-há e nado com golfinhos

 
Há 3 parques que as pessoas normalmente vão. Nós escolhemos o que teria mais atrações com água. O Xel-há ( entrada U$ 79 por pessoa ) tem um "grande aquário natural" cheios de peixes, perfeito para a prática de snorkel. E seguro, pois você tem coletes, bóias, tudo à disposição. Tem outras atrações, como tirolesa que cai na água, saltar de penhascos com 3 metros de altura e cair no rio, entre outras.
 
o parque é enorme, portanto, caminhe!!! Será o único jeito de tentar conhecer o máximo de atrações...
 

o "aquário" é esse...
 
 
Tem que andar muito, pois o parque é gigante. Para quem não teve a oportunidade de ir num cenote, aqui há um.
 
O parque é all-inclusive, mesmo bebidas alcoólicas. Eu bebi mais no final, para ter fôlego para fazer todas as atividades. Comi em 3 restaurantes diferentes hahaha, sou boa de garfo.
 
Meu gran finalle foi demais: nadar com os golfinhos. Eles fizeram mil piruetas, deixaram-se acariciar e ainda deram beijinhos. Eu amo golfinhos!!!
 

meu beijinho...
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia