Como organizar uma viagem por conta própria




Como muitas pessoas tem me pedido, vou fazer aqui um roteiro de como organizamos nossas viagens. A dica mais valiosa é: estude! Se você vai por conta própria, precisa saber tudo, mas com certeza vai desfrutar muito mais do que um passeio organizado por outra pessoa, pois você vai fazer o que VOCÊ achou mais interessante.

Parece básico, mas uma das primeiras coisas a se pensar é: quanto eu tenho de dinheiro para investir na viagem. A partir daí você vai pesquisar alguns destinos que gostaria de conhecer para ver se eles cabem no seu orçamento. Mas calma! Ainda não vai comprar nada, essa será somente um pesquisa informativa.

O próximo passo será ver se o período que você tem de férias é bom para ir ao destino que você escolheu. Sempre digo que não adianta ir a Tailândia nas monções, pois você vai odiar a viagem.

Após ver se o destino encaixa nas suas datas, precisa ter paciência de achar aquela passagem em promoção. Como já fez sua pesquisa prévia, sabe qual o preço e se está mais alto ou não. 

Tente sempre fazer tudo com antecedência, as chances são bem maiores de aparecer AQUELA promoção e você pagar mais barato em hospedagem.

Precisa fazer o roteiro da viagem caso seu destino englobe mais de um destino. Tem muito roteiro pronto nos blogs, você pode seguir algum ou ajustar ao seu modo de viajar.

Depois do roteiro, aí sim você vai para a parte de escolher os hotéis/pousadas. Eu gosto muito do site Booking.com pois existe a opção de reserva sem custo, então você pode reservar um hotel e depois, se ver que um hotel melhor entrou em promoção, você faz a troca sem ter pago nada. Só tenha tudo anotado, porque as datas de isenção variam de 2 dias até 30 dias antes da chegada.

Não esqueça que você não pode gastar todo dinheiro reservado em passagens e hotéis. Você tem os deslocamentos, a alimentação e, algumas vezes, os passeios.

No roteiro que você fez deve constar tudo, mesmo se você acha que vai de uber para algum lugar, às vezes eles não podem entrar onde você está ou no seu destino, então precisa saber um opção B, como van, ônibus ou mesmo táxi.

Para primeira viagem organizada por você, recomendo roteiros um pouco mais curtos, sem tantas cidades, porque se você esquecer de alguma parte, não ficará tão estressado.

Por mais de 1 vez nós montamos roteiros de 4 meses. Não é fácil mesmo para viajantes mais experientes, pois existem muitas variáveis que podem mudar. Em roteiros muito longos, sempre deixo brecha de alguns dias, pois posso ficar sabendo no meio do caminho de um lugar que quero incluir, e sem essa brecha, não vou poder. Já aconteceu quando estive na Eslovênia, e não consegui visitar o lago Bled.


IMPORTANTE


Na pandemia, não compre viagens para países que estão fechados a brasileiros. Existe uma chance de continuarem fechados e você perder suas tão sonhadas férias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia