Ilha do Mel


Localizada na baía de Paranaguá, no litoral do Paraná, a ilha possui 35 km de praias e costões rochosos, tendo uma Estação Ecológica e um Parque Estadual, considerado patrimônio mundial pela UNESCO.

A Ilha do Mel tem um astral incrível, sem carros nem motos pela ilha, somente bicicletas. O lugar é roots, e quem não gosta de lugares assim, talvez não seja o destino mais apropriado, apesar de todas as belezas do local.




Tivemos muita sorte, sempre ouvi falar que haviam muitos mosquitos, mas por sorte não fomos picados.

Na ilha não há caixas eletrônicos nem lotéricas. A maioria dos restaurantes aceita cartões.



Como Chegar



A única maneira de chegar na ilha é de barco. As saídas ocorrem de Pontal do Sul e Paranaguá.

- Pontal do Sul

Foi de onde saímos, o trajeto dura 30 minutos e custa 35 reais ida e volta.

Na alta temporada e finais de semana, as saídas ocorrem de 30 em 30 minutos, das 8 às 20h. Na baixa, saídas de hora em hora das 8 às 18h.

Deixamos nosso carro no estacionamento Portal do Mel, da Polaka, o mais próximo do porto. Tem vagas cobertas e descobertas, e ela é uma querida. Aqui o contato dela para quem quiser reservar vagas:  ( 41 ) 99174.1479

- Paranaguá

O trajeto dura cerca de 1h30 e custa 53 reais ida e volta.

Na alta temporada, as saídas ocorrem 8h30, 9h30, 11h, 13h, 15h, 16h30 e 18h. Na baixa, 9h30 e 15h30.

Na chegada da ilha, existe uma tabela de serviço de transporte de bagagem para os que estão com muitas malas e não conseguem carregá-las, já que toda ilha é composta de trilhas de areia.




Praias



Nós ficamos em Nova Brasília, pertinho de algumas praias como Istmo, Praia de Fora, Praia do Farol...




Na Praia do Farol tem as famosas paralelas, que só quebram de vez em quando, mas que são direitas longas e perfeitas.

Ao lado da praia fica a trilha para o Farol das Conchas, que tem uma vista linda, até a Praia Grande.




A trilha para o Farol e a Praia do Farol, com as famosas paralelas ( ondas )


A Praia de Fora tem ondas fortes, e bastante turistas nas areias.


As ondas da Praia de Fora


A Praia Grande tem ondas fortes e poucas pessoas, já que não tem muita estrutura. No canto da vó, a parte direita da praia, escondidinho, tem uma comunidade que mora lá, meio isolado.




A Praia de Encantadas, para quem fica em Nova Brasília, precisa fazer a trilha ou ir de barco. Nós preferimos fazer a trilha e voltar de barco.

A trilha começa ainda na Praia Grande, quando na maré baixa passamos pelas pedras e por uma fenda na pedra, onde os mais gordinhos terão de encolher a barriga...a fenda é bastante estreita!





Nisso, chegamos na Praia do Miguel, super deserta, linda. No fim dela, começa a trilha propriamente. Se você seguir o caminho tradicional será um trajeto mais rápido, mas com certeza não terá a mesma vista que tivemos fazendo a trilha da esquerda, que vai costeando o mar, passa pelo Morro do Sabão com direito a vista do continente e uma descida pela corda até a Praia do Saquinho.


Praia do Miguel







Mar de Fora. Não confundir com Praia de Fora!

Depois de uma caminhada, chegamos na Praia da Bóia que dá acesso a Gruta das Encantadas. A gruta deve ser visitada na maré baixa.







Após mais uma curta caminhada, chegamos a praia das Encantadas. Praia linda! Voltamos de barco ( lancha rápida ) para Nova Brasília. Compramos o ingresso num quiosque antes de chegar na praia. Não lembro o nome. O valor era 15 reais, mas negociamos e ficou 10 reais por pessoa.





Posts Relacionados

Onde ficar na Ilha do Mel: Pousadinha

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia