Os encantos de Paraty

Paraty é um município localizado no sul do estado do Rio de Janeiro, muito famoso pelo seu centro histórico, com seus casarões coloniais charmosos. As ruas irregulares fazem com que muitas vezes tenhamos que caminhar olhando para baixo. Mas não ter pressa é bom para poder apreciar tudo que a cidade tem a oferecer.


São poucas as ruas da parte histórica em que são permitidos carros. E isso é maravilhoso. Muitas ruas seriam estreitas pela quantidade de pedestres entretidos, parando para admirar, fotografar e provar cachaças de vários tipos.







Aliás, um dos pontos fortes do turismo são as cachaçarias. Acabamos não visitando nenhuma, mas as lojas do centro vendem todas as marcas e dão provinhas. E para quem não curte cachaça porque acha muito forte, pode experimentar a Gabriela. Doce, com cravo e canela ( dai o nome ), é servida gelada. Deliciosa e pode ser servida como sobremesa.




Composta por 90 praias, algumas das mais famosas são as de Trindade, um bairro a 25 km do centro e que merece um post a parte. Precisa pegar a BR para chegar. Mas vale muito a pena. 

A praia mais próxima ao centro é a do Pontal. Subimos o morro para vê-la de cima. Lá, além de fotos lindas, dá para visitar o museu que tem ali. Seguindo o morro e dobrando a direita, seguimos a pé até a Praia do Jabaquara.






Se não bastasse tudo isso, Paraty ainda oferece cachoeiras para um banho revitalizante. Como estávamos de carro, fomos por conta própria. Mas existem passeios que levam a algumas das cachoeiras.


Cachoeira do Tobogã e Poço Tarzan



Bem cheios, fazem parte dos passeios para as cachoeiras. Saindo de Paraty e seguindo em direção a Cunha, você segue no Caminho Real. 






Cachoeira 7 quedas



Praticamente um parque, o nome vem das várias quedas. Quando fomos, estava vazio, dava para aproveitar sem muvuca toda a natureza que faz parte do lugar.  

Para chegar, precisa seguir o caminho da cachoeira Pedra Branca, passando uns 3 km em estrada de chão de difícil acesso. Está em uma área particular com toda infra-estrutura. Paga-se 4 reais para entrar.





Posts relacionados

Onde ficar em Paraty: Pousada Corsário



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia