Centro histórico de João Pessoa

centro histórico João Pessoa
Como tínhamos pouco tempo em Jampa, dedicamos uma manhã para conhecer o centro histórico. Havíamos ganho um mapa-roteiro que explicava e guiava passo-a-passo o trajeto.

O centro histórico de João Pessoa é Patrimônio nacional
desde 6 de dezembro de 2007 e conta a história da cidade, fundada em 1585, terceira mais antiga do país. Ela começou na beira do rio e foi crescendo em direção ao litoral ( isso explica porquê nas praias as construções são tão novas ).




Divida em Cidade Baixa e Cidade Alta, com construções em estilo Barroco, Rococo, Maneirista, Art-nouveau e Art-déco. Começando pela cidade baixa, chegamos pela Praça Antenor Navarro, cheia de casinhas coloridas e onde fica a Igreja São Pedro Gonçalves. Sua construção em estilo neoclássico iniciou em 1843 e foi finalizada em 1916. 

Depois passamos pelo hotel O Globo. O mais antigo hotel de luxo da cidade. Construído em 1928, teve seu auge entre as décadas de 30 e 50. Tem uma linda vista do rio. Dizem que o pôr-do-sol aqui é lindo. Como fomos pela manhã, não esperamos para ver.


centro histórico João Pessoa


Passando agora para a cidade alta, você sobe a ladeira São Francisco, a rua mais antiga da cidade. No meio da ladeira, você encontra a Casa da pólvora. Parece ter sido restaurado há pouco tempo. Dentro do galpão não há nada, mas vale a parada para olhar morro abaixo: uma vista surpreendente. 

Continuando a subida, você chega a Igreja e Convento São Francisco. Paga-se R$ 6 para entrar, e um guia o acompanha. Aliás, de todo centro histórico, foi o que mais gostamos. Madeira de jacarandá talhada, pareciam mais obras de arte.


Centro histórico João Pessoa


centro histórico João Pessoa




O centro histórico é bem espalhado, mas com um bom mapa guiando o passo-a-passo, fica fácil. Claro, é uma pernada, mas nós gostamos de caminhar e fomos pela manhã justamente por causa do calor, que ainda está mais ameno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que você precisa saber antes de ir para o México

Kefalônia