Pipa e Tibau do Sul, RN: as praias, as ondas e a natureza estonteante
centrinho de Pipa
|
O clima é quente o ano todo. A paisagem de areias brancas, falésias, coqueiros, recifes e piscinas naturais são comuns em toda região. Enquanto em Tibau a palavra que poderia definir o pacato vilarejo de pescadores é Paz, o famoso distrito de Pipa tem muitos turistas, pessoas de todas as partes do globo, agitada vida noturna e hospedagens e restaurantes para todos os bolsos.
Tibau do Sul
A mata Atlântica se junta ao rio e ao mar. Grande parte da orla é Área de Preservação Ambiental ( APA ), e está sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente do RN, sendo considerada pelo IBAMA área de extrema importância biológica para a conservação da biodiversidade de mamíferos marinhos.
Pipa
Foram os surfistas que descobriram o potencial das ondas da região e colocaram essa praia no mapa dos turístas.
Achei as praias relativamente limpas, ainda mais se considerarmos a quantidade de turistas que as visitam todos os dias. Espero que as pessoas se conscientizem, e não deixem esse paraíso poluído e sujo como ocorreu com muitos lugares do nosso litoral.
As praias
Lagoa Guaraíras
Sua água já foi totalmente doce, mas por ação da natureza, se ligou ao mar. Entre as atividades, passeios de barco para conhecer manguezais, viveiros de camarão ou assistir ao pôr-do-sol.
Tibau do Sul
Praia com restaurantes e barracas de praia, perfeito para passar o dia com a família. Caminhando para o sul, começam as falésias altas e coloridas. Piscinas naturais são encontradas por toda costa.
Cacimbinhas
A vista do alto da falésia faz daqui parada obrigatória para admirar a região. Há barracas de praia, mas sem muvuca.
Praia do Madeiro
Com barracas de praias, rolam ondas para o surf. Também é possível avistar golfinhos.
Baía dos Golfinhos
Localizada ao norte da praia do Centro, a uma caminhada. Poucas barracas de praia, o que, para mim, deixa a praia mais encantadora e intocada. Uma das mais bonitas da região na minha opinião.
Praia do Centro
Perto de hotéis e pousadas, a praia tem bastante estrutura de bares e restaurantes. A vista é linda, mas por ser bastante muvucada, serviu apenas de passagem para ir a Baía dos Golfinhos e Praia do Amor, que são mais "o nosso tipo" de praia.
Praia do Amor
Seu nome vem do desenho das piscinas naturais, em formato de coração. Point da galera jovem, reúne surfistas e a galera mais descolada. Conta com barracas de praia mas sem poluir a beleza do local.
O surf
Há vários picos de surf. Os mais constantes são na Praia do Amor ( direitas e esquerdas curtas com fundo de areia que funcionam na maré cheia. Muitas vezes tubulares ) e Ponta do Madeiro ( maré vazante ou enchendo, direita extensa, com fundo de areia e corais ).
Quando ir
As temperaturas permanecem altas durante todo o ano. Chove bastante entre março e julho. No verão, o movimento de turistas aumenta bastante.
O que fazer
Descansar, passeio de buggy, de jipe. Eu fiz o passeio de jipe com a Pipa Passeios. Apesar de estar bastante nublado e ter chovido um pouco, tem-se uma visão geral e passa-se por quase todas as praias de Tibau. Gostei bastante.
Onde ficar
Onde comer
Comentários
Postar um comentário