Praia do Forte, Bahia

A Praia do Forte faz parte da Costa dos Coqueiros. Está localizada a 55 km ao norte de Salvador. Para se deslocar até lá, pode-se pegar um ônibus convencional, em vários pontos da cidade. Nós pegamos um ônibus do aeroporto até o supermercado Maxxi e lá, o ônibus para Praia do Forte. O deslocamento dura pouco mais de 1 hora.

Praia do centrinho, com a maré cheia
 
 
Há opções de hospedagem para todos os gostos, mas nem para todos os bolsos. Há hospedagens a partir de R$ 90 na baixa temporada, com café da manhã, mas sem ar-condicionado ( que é necessário ). Ficamos numa pousada simples, mas muito bem localizada: na rua atrás da principal, no lindo centrinho rústico-chique.
 
Há resorts, mas eles são afastados do centrinho e da praia. Mas para quem faz questão...só aviso que é caro. Bem caro.

o centrinho, um charme só
 
 
 

O que fazer:

 
Além do banho de praia maravilhoso, recomendo caminhar bastante, pois vão surgindo curvas na areia que deixam a paisagem ainda mais deslumbrante. Saindo da praia do centro,  você vai achar uma piscina natural só para você!!!

corais expostos: é hora de ver peixinhos!!!
 
 
O snorkel é a atividade mais esperada, já que na maré baixa, há muitos peixes e corais coloridos. Há piscinas de todos os tamanhos, sendo que a grande maioria não tem muita profundidade. Recomendo para todas as pessoas, de todas as idades, pois não precisa saber nadar, basta ter ( ou alugar ) ou máscara e sair flutuando...você só corre o risco de se apaixonar por mergulho e não parar mais!!! Não esqueça de olhar a tábua de marés antes.

preparando-se para o mergulho
 
 
Caminhando para o norte, chega-se na Praia do Lorde, onde há a piscina natural papagente. Ela leva esse nome pela profundidade: 6 a 8m. Fizemos snorkel ali, e não há tantos peixes. Vale a pena pela sensação de nadar livre, sem a muvuca da outra piscina.
 
 

Projeto Tamar

 
Não há como falar de praia do Forte, e não mencionar o projeto. Paga-se R$ 16 p/p ( crianças pagam meia ). É possível entrar e sair várias vezes durante o dia, já que o ingresso é um carimbo na mão.
 
Achei muito interessante as palestras a céu aberto, um aprendizado in vivo, já que os animais estão ali. As crianças adoram. No final, podem até alimentar os animais.
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cala Gonone, Cala Goloritze e o passeio de barco mais famoso da ilha da Sardenha