Machu Picchu com Wayna Picchu


Como falei no post anterior, estávamos em Aguas Calientes, cidade que usamos de base para seguir. Acordamos cedo e fomos até Machu Picchu ( 25 min) de bus ( U$ 18 ida e volta ).

O ingresso já havíamos comprado pelo site  http://www.machupicchu.gob.pe/ já com a montanha Huayna Picchu ou Wayna Picchu. É importante você levar água e uma comidinha, pois não há nada para vender dentro do sítio. Eles avisam que não se pode entrar com alimentos ou bebidas, mas a verdade é que ninguém te revista.

Compramos o ingresso com a subida da montanha Wayna para às 7h, pois como há um grupo às 11h, ouvimos que seria difícil subir com pessoas descendo. Além do calor, pois apesar de ser inverno ( fomos em junho ), a subida dá um calorão até nos mais preparados fisicamente. Os degraus são estreitos em quase todo percurso, o que inviabiliza mais de uma pessoa passando ao mesmo tempo.

A subida é difícil, pois além de serem muitos degraus, eles são altos, dá falta de ar pela altitude e é extremamente perigoso. O próprio cansaço faz você pender para os lados. E posso dizer que cada segundo de sofrimento valeu a pena ( e foram vários, pois a subida levou 1h30 ). Mas se eu, que sou sedentária, consegui, qualquer um consegue. Meus joelhos ficaram em frangalhos. A vista que se tem lá é algo excepcional, e você só terá essa vista subindo a montanha.  Tem que passar por uma caverninha para chegar ao topo, e ela é bem pequena, então, preparem-se. Parece que você vai entalar ( vejam o vídeo e deem risada ).
Da montanha Wayna Picchu
                                 


Descer, por incrível que pareça, é ainda mais difícil que subir. Cansa menos, mas requer mais atenção, já que para baixo todo santo ajuda kkkk. Depois de um tempo, as panturrilhas entram em exaustão e elas começam a tremer. Só para deixar a descida com um pouco mais de emoção.


Após a descida, fomos conhecer a cidade propriamente. Tiramos as fotos clássicas, com Wayna Picchu atrás. É incrível pensar que uma civilização morou ali, pois mesmo nos dias de hoje, a vida ali seria bem complicada. Construir casas na montanha também não é nada fácil, ainda mais com o tamanho das pedras que eles usavam. A verdade é que eles estavam tão bem escondidos que nem os espanhóis conseguiram achar Machu Picchu. A cidade só foi descoberta há 101 anos.
A cidade



Cercada de montanhas

As casas

Clássica!!!

Os degraus formavam vários micro climas, ideal para o cultivo de diferentes plantios
Dizem que quem vai a Machu Picchu volta outra pessoa. Não posso dizer que voltei outra pessoa, mas com certeza voltei com uma carga de aprendizagem grande. Recomendo para todas as pessoas que conheçam, pois vale a pena. E se puder, tentem subir Wayna Picchu também. Mesmo que não cheguem ao topo, a visão da cidade do ângulo privilegiado é outra e a energia, muito maior!!!
Veja também:
Como comprar o ingresso para Machu Picchu

Como chegar em Machu Picchu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro pela Sardenha

Cala Brandinchi, uma das praias mais belas da Sardenha